cartaz_1920x1080.png

Amazônia: e eu com isso?

Exposição Imersiva

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Ela se estende por nove países sul-americanos e ocupa 49% do território brasileiro nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, além de parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Para se ter uma noção do seu tamanho, se a Amazônia fosse um país, seria o sétimo maior do mundo, ficando na frente de países como Índia, Argentina e México.
 

Ela tem um papel fundamental para a regulação do clima, através do armazenamento de gás carbônico em suas árvores e seu solo. Esse gás, ao se acumular na atmosfera, se torna um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. A floresta também auxilia na produção de vapor d’água e de nuvens, levando umidade e chuva inclusive para o restante do Brasil, através dos chamados rios voadores.

Não importa onde viva no Brasil: você é diretamente beneficiado pela Amazônia de pé, e afetado pelo desmatamento. Poderá ser ainda mais no futuro próximo.

Sem Amazônia não tem luz e não tem água. A Amazônia também cumpre um papel fundamental para a geração de energia elétrica no Brasil, já que mais de 60% dessa energia é gerada pelas hidrelétricas, que dependem das chuvas para o seu bom funcionamento. Com o desmatamento da Amazônia, há menos chuvas. Com menos chuva, os reservatórios que geram a energia nas hidrelétricas ficam mais vazios, e a conta de luz mais cara.

Sem Amazônia não há segurança alimentar. Há risco de vivenciarmos mais períodos críticos de secas, com consequências como quebras de safra, redução da produtividade agrícola, etc., o que é sentido pelo consumidor final no Brasil como menor oferta de alimentos e preços ainda mais altos. Como há uma interrelação entre áreas desmatadas ilegalmente e a produção de commodities, como soja e gado, muitos brasileiros consomem produtos de origem ilegal sem saber.

Muita informação, imersão e interação em óculos VR, efeitos especiais, painel imantado, balanço, entre outros. Para todas as idades!

Barra-de-logos.png

Concepção, Conteúdo e Direção Geral

Tiza Lobo e Felipe Lobo